13 de dez. de 2015

Esteganografia - A arte de ocultar Informações

0 comentários
Criptografia é a arte de escrever mensagens ilegíveis. Esteganografia é um tipo especial de criptografia.. É a arte de esconder mensagens de forma imperceptível. Na era da informação, ela consiste em substituir os bits de dados menos significativos no arquivo original por bits de dados escondidos. A esteganografia é útil quando a criptografia é proibida.

Os objetivos da esteganografia incluem: 1. segurança (se o dado é perceptível aos outros); 2. capacidade (quantidade de dados a ser escondida). Quanto mais dados a serem escondidos mais perceptível ela se torna. Temos também um terceiro objetivo, a robustez (utiliza maior quantidade de dados, o que difere da esteganografia sendo usado como marca d'agua).

As principais falhas da esteganografia são: 1. detecção (quando o dado é detectado, acabou-se a brincadeira); 2. extração (pode ser dificultada criptografando os dados); 3. destruição (manter a integridade dos dados escondidos sem danificar o arquivo).

E temos 3 níveis de percepção: 1. indistinguíveis; 2. pode ver/ouvir a distorção ao olhar/ouvir atentamente para ele; 3. bastante óbvio para o observador.