30 de mai. de 2015

Edgar Allan Poe e Criptografia

1 comentários
"dizemos novamente deliberadamente que o engenho humano não pode inventar uma cifra que o engenho humano não possa resolver." - Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe (1809-1849), foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano. Exerceu grande influência em autores como Baudelaire e Dostoievski. Poe, um dos autores de maior destaque dos contos de horror era fascinado pela criptografia. 

Durante a I Guerra Mundial, Edgar Allan Poe propôs um desafio em dezembro de 1839 na Alexander's Weekly Messenger, uma revista sobre literatura da Filadélfia, afirmando que ele poderia resolver qualquer cifra de substituição simples que for submetido à ele pelos leitores. 
Uma cifra por substituição simples consiste em um método de encriptação na qual unidades do texto plano são substituídas pelo texto cifrado. As unidades podem ser: uma letra, pares de letras, uma mistura de tudo, e assim por diante. Uma cifra por substituição simples é baseada em somente um alfabeto.

15 de mai. de 2015

PGP

0 comentários
O PGP (Pretty Good Privacy) é um sistema de criptografia híbrido por combinar a segurança da cifragem por chave pública com a velocidade da  chave privada, sendo a cifragem da chave privada cerca de mil vezes mais rápida que a de chave pública. Baseado no PKI (Public Key Infrastructure), usa os algoritmos RSA e Diffie-Hellman. Foi criado por Philip Zimmermann em 1991. Ele é utilizado principalmente para cifrar emails, autenticar mensagens usando a assinatura digital e para cifrar arquivos, diretórios ou até mesmo partições inteiras.