1 de mai. de 2013

GnuPG

0 comentários

  
   "É pessoal. É particular. E não é da conta de mais ninguém a não ser você. Você pode estar planejando uma campanha política, discutindo seus impostos, ou tendo um caso ilícito. Não há nada errado em assegurar sua privacidade. Privacidade é algo tão natural e respeitável quanto a Constituição."
Por que você precisa do PGP? - Phil Zimmermann



  • GnuPG:
    O GnuPG (GNU Privacy Guard) é uma implementação gratuita do OpenPGP, que permite criptografar dados e mensagens para garantir a autenticidade e segurança. Ele usa o sistema de chaves pública e privada (assimétrico), conceito que foi introduzido em 1975 por  Whitfield Diffie e Martin Hellman. A chave privada deve ser conhecida e usada somente pelo seu criador, e a chave pública pode ser distribuida livremente para todos. Todos que possuem a chave pública podem criptografar a informação, mas não podem descriptografar, apenas a pessoa que possui a chave privada pode descriptografar.

  • Chaves:
     É um valor que usa um algoritmo criptográfico para produzir um texto cifrado. As chaves são basicamente números muito, mas muito grandes. O tamanho da chave é medido em bits. Uma chave convencional de 80-bit tem a força de uma chave pública de 1024-bit. As chaves grandes são seguras por um longo período de tempo, o DSA permite uma chave de até 1024 bits.